sábado, 26 de novembro de 2011

"Doodle" em forma de jogo homenageia Stanislaw Lem


A Google voltou a utilizar o logótipo para homenagear uma personalidade. Desta vez, a mudança pretende marcar o 60º aniversário do livro "Os Astronautas", a primeira publicação do polaco Stanislaw Lem, escritor de ficção científica.

O novo "doodle", logótipo modificado da Google, escrito na linguagem HTML5, foi inspirado em ilustrações do também polaco Daniel Mróz, um ilustrador cujos trabalhos aparecem nas próprias obras de Stanislaw Lem.

O logótipo assume a forma de um jogo composto por três quebra-cabeças, que têm por base o diálogo entre o Homem e a máquina, um dos principais pilares da obra de Lem.

Os "doodles" mais famosos

Os "doodles", ou logótipos modificados da Google, foram patenteados este ano e revelaram-se demonstrações de criatividade na homenagem a várias personagens célebres ou feitos históricos.

Alguns destes "doodles" destacaram-se a nível mundial, como é o caso do 96º aniversário do nascimento do guitarrista Les Paul, o 70º aniversário de John Lennon, o dedicado a Charlie Chaplin, o 65º aniversário do nascimento de Freddie Mercury e o 20º aniversário da morte de Marta Graham.

Sobre grandes acontecimentos, os "doodles" tiveram impacto na comemoração do 143º aniversário do nascimento de H.G. Wells e do 30º aniversário do jogo Pac-Man. Este último gerou tanta procura que a Google se viu obrigada a criar um site permanente para o alojar.

O primeiro "doodle" data de 1998. Na altura, os co-fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, modificaram o logótipo com o desenho do "Burning Man Festival", no qual participaram.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário