sábado, 19 de fevereiro de 2011

O aquário mais pequeno do mundo


O russo Anatoli Kolenko é um dedicado aficionado das miniaturas. Recentemente apresentou na cidade de Omsk, na Sibéria, um minúsculo aquário que reclama ser o mais pequeno do mundo, com a capacidade de 10 ml de água, onde habitam cinco diminutos peixes, segundo a sua página web.

“No dia 12 de Fevereiro de 2011 Anatoli e o seu filho Stanislav Kolenko deram por concluída a construção do aquário mais pequeno do mundo com peixes no seu interior. O tamanho do aquário é 30x24x12mm“, diz uma informação no site de Kolenko.

O aquário foi construído com o emprego de um composto plástico reforçado com vidro. No fundo do aquário é possível ver quatro plantas aquáticas. A obra deste “artista” russo tornou-se assim no lar de 4 peixes, cujo tamanho não supera os 4 mm. O aquário conta ainda com uma bomba que fornece oxigénio aos seus minúsculos ocupantes.

Aqui fica o vídeo:



Maior colecção de brinquedos do mundo está à venda


Mostra está disponível ao público até ao dia 28 de Fevereiro

A Sotheby’s de Nova Iorque vai vender a maior colecção de brinquedos do mundo. Uma colecção tão grande que nem a leiloeira tem espaço para expor todos os objectos, estando apenas 20 por cento exposta ao público até ao final deste mês.

É a maior e mais completa colecção que alguma vez se viu num leilão: 35 mil brinquedos coleccionados durante 50 anos por apenas uma pessoa, um americano. Jerry Greene manteve a colecção em cinco salas propositadamente criadas na cave de sua casa, em Filadélfia, nos EUA. De acordo com David Redden, da Sotheby’s, em declarações à AP, Jerry decidiu pôr a sua colecção à venda porque achou que estava na altura de a partilhar com o mundo. No entanto, o coleccionador impôs uma condição: a pessoa que estiver interessada em comprar a colecção tem que a comprar toda. Greene espera com isto que uma instituição pública ou privada adquira a obra e a doe a um museu.

Conhecida como a “Colecção Jerni”, é considerada a maior e mais abrangente colecção do mundo, avaliada em dez milhões de dólares. A colecção será vendida e não leiloada, numa data ainda a anunciar.

A colecção, cujos brinquedos datam de 1850 a 1940, inclui brinquedos raros, feitos à mão e historicamente importantes, com peças europeias e americanas. Existem réplicas de estações de comboio, carrosséis, pequenas vilas, barcos e pontes e edifícios destruídos, nas duas guerras mundiais.

“Coleccionei peça a peça, e o meu interesse em brinquedos de alta qualidade levou-me a centenas de feiras e espectáculos”, explicou Greene num comunicado.

Muitos dos brinquedos pertencem a criadores de brinquedos europeus e americanos famosos na era do ouro da manufactura de brinquedos, como Marklin, Bing, Ernst Plant Carette e Rock & Graner.

fonte: Público