O concurso de cultura geral norte-americano "Jeopardy!" colocou frente a frente um supercomputador da IBM e os dois jogadores com maior sucesso ao longo da história do concurso. Por enquanto, o computador e Brad Rutter, um dos jogadores, continuam empatados.
De acordo com a Wired, a IBM introduziu 200 milhões de páginas de conteúdos no sistema do supercomputador. O supercomputador, chamado Watson, consegue ler todo o conteúdo inserido no seu sistema em três segundos. Para isso, recorre a 15 Terabytes de memória RAM e realiza 80 triliões de operações por segundo.
Apesar de ter acertado inúmeras questões, o supercomputador Watson errou algumas vezes, nomeadamente quando repetiu a resposta errada de outro jogador.
Na primeira sessão do concurso "Jeopardy!" o supercomputador Watson e o jogador Brad Rutter, que acumulou 3,3 milhões de dólares (cerca de 2,4 milhões d euros) em participações anteriores, ficaram empatados com os valores de 5 mil dólares (3. 696 euros) cada um.
Em último lugar ficou Ken Jennings, o jogador que numa época anterior do concurso conseguiu ganhar 74 jogos consecutivos.
O evento final será quarta-feira onde os jogadores vão disputar um prémio de um milhão de dólares. A IBM anunciou que todos os ganhos do supercomputador serão doados a instituições de caridade.
O supercomputador Watson surge depois de Deep Blue, construído igualmente pela IBM, que em 1997 venceu Gary Kasparoff, campeão mundial de xadrez.
fonte: Exame Informática
Sem comentários:
Enviar um comentário