Tal como outras datas simbólicas o Dia de São Valentim, também conhecido como Dia dos Namorados, já está a ser utilizado para tentar atrair cibernautas incautos
O alerta é feito por várias empresas de segurança informática, que pedem aos cibernautas cautela na altura de abrirem e-mails supostamente enviados pela cara metade no próximo dia 14 de Fevereiro, segunda-feira.
A Kaspersky refere que só no ano passado, cinco por cento do total de mensagens de spam recebidas no dia 14 de Fevereiro eram alusivas a anúncios relacionados com São Valentim.
Desde falsa publicidade a produtos como champanhe ou bombons, passando por viagens românticas, todos os pretextos são utilizados atrair novas vítimas.
A fabricante russa realça contudo que apesar de em 2010 as ameaças terem sido pouco perigosas, em 2011 as mensagens de spam já detectadas contém links maliciosos, que remetem o cibernauta para sites infectados.
Normalmente estes links encontram-se em postais de São Valentim electrónicos, realça a Kaspersky.
Já a BitDefender, uma outra empresa de segurança informática, alerta para as fraudes cometidas nas redes sociais, que podem resultar no roubo as contas das vítimas.
Nesse sentido apela a uma maior atenção para mensagens que apresentam dicas conquistar um par amoroso no Dia dos Namorados ou que prometem revelar a existência de admiradores secretos.
A BitDefender alerta ainda para o recurso a tácticas bastante comuns utilizadas no Facebook, como a existência de aplicações que garantem ser possível visualizar quem acedeu ao perfil do utilizador.
A fabricante de antivírus revela que neste caso «a clássica fraude «descubra quem vê o seu perfil» transforma-se em «o meu ex é o principal seguidor do meu perfil. Descobre quem segue o teu» para o São Valentim».
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário